Escola do Samba - Instituto Nação

Instituto Nação
16ª Edição » 28/06/2014
Nei Lopes
"Em música e nas letras, a voz do samba e da consciência negra"

NEI LOPES participar do projeto Escola do Samba em São Paulo. O sambista, compositor e pesquisador canta sambas de sua autoria em parceria com Wilson Moreira e fala sobre o samba e a cultura brasileira de matriz africana. Evento promovido pelo Instituto Nação/Treme Terra na comunidade do Rio Pequeno em São Paulo - Espaço AFROBASE. Curadoria do evento de João Nascimento e Paulo Dias

 

Voltar ao Evento

Fotos

 

Voltar ao Evento

Vídeos

 
Voltar ao Evento

Biografia do Homenageado

 

Nei Braz Lopes (Rio de Janeiro, 9 de maio de 1942), ou simplesmente Nei Lopes, é um compositor, cantor e escritor brasileiro.

Notabilizou-se como sambista, principalmente pela parceria com Wilson Moreira.

Sambista, compositor popular e, hoje, cada vez mais escritor, Nei vem, desde pelo menos os anos 80, marcando decisivamente seu espaço, às vezes com guinadas surpreendentes.

Ligado às escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro (como compositor) e Vila Isabel (como dirigente), hoje mantém com elas ligações puramente afetivas.

Compositor profissional desde 1972, vem, desde os anos 90 esforçando-se pelo rompimento das fronteiras discriminatórias que separam o samba da chamada MPB, em parcerias com músicos como Guinga, Zé Renato e Fátima Guedes.

Nei Lopes, é compositor e intérprete de música popular, escritor e estudioso das culturas africanas, no continente de origem e na Diáspora.

Voltar ao Evento

Comentar