Escola do Samba - Instituto Nação

Instituto Nação
13ª Edição » 31/07/2011
Eduardo Gudin homenageou Paulo César Pinheiro
"O importante é que nossa emoção sobreviva..."

Eduardo dos Santos Gudin nasceu Outubro de 1950 em São Paulo. Compositor, cantor, instrumentista (violonista), arranjador, produtor musical, aprendeu a tocar violão aos 13 anos de idade. Com apenas 16 anos foi convidado por Elis Regina para o programa “O Fino da Bossa”.

No fim da década de 60 participa dos festivais da TV Record ao lado de nomes como Edu Lobo, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento com a música Choro do Amor Vivido.

Em 1970 lança o seu primeiro disco e inicia parceria com Paulo César Pinheiro que continua na ativa até os dias de hoje. Em sua longa carreira, Gudin já cantou e compôs com grandes nomes da MPB como Adoniran Barbosa, Arrigo Barnabé, Clara Nunes, Jair Rodrigues, Paulinho da Viola entre outros.

Em janeiro de 2010, Gudin comemora os 15 anos da criação de seu grupo, Notícias Dum Brasil, com um espetáculo no teatro do SESC Pompéia, que remontou as três formações do grupo. Esse show é a base do primeiro DVD de Eduardo Gudin, em fase de produção, que deverá ser lançado ainda no primeiro semestre de 2011.

Voltar ao Evento

Biografia do Homenageado

 

Paulo César Francisco Pinheiro nasceu na cidade do Rio de Janeiro em Abril de 1949 e começou a compor ainda jovem. Em 1964 compôs a música Viagem em parceria com João Aquino, primo de Baden Powell, que veio a lhe convidar para escreve letras para suas músicas como o samba Lapinha. Pinheiro foi casado com a cantora Clara Nunes com quem percorreu em turnê diversos países da Europa. Ele também teve as suas composições, muito delas em parceria com outros compositores, como o próprio Eduardo Gudin, interpretadas por outros nomes da MPB como a cantora Elis Regina e o grupo Originais do Samba. Fez trilha musical para filmes e novelas, músicas para programas de TV e gravou o seu LP. Ao todo foro mais de 1.300 composições, tendo mais de 700 gravadas até 1997.

Voltar ao Evento

Comentar